Posição normal das pálpebras

Posição normal das pálpebras

Quando o assunto é blefaroplastia, ou cirurgia de rejuvenescimento das pálpebras, é essencial conhecer a posição normal das pálpebras.

É claro que existem variações individuais, inclusive relacionadas a diferenças étnicas, de gênero e de idade. Mas há um “padrão” que deve ser considerado ao se avaliar um paciente.

As pálpebras superiores devem cobrir em 1 a 2 mm a íris, parte colorida dos olhos, enquanto que as pálpebras inferiores devem tangenciar a íris.

O canto lateral (externo) deve ser mais alto que o canto medial (interno), em torno de 2 mm.

 

Mudanças que ocorrem na região periorbital com o envelhecimento:

Reabsorção óssea do rebordo orbital

Perda de volume (gordura) da pálpebra superior, descrita como deformidade em “A-frame”

Proeminência da bolsa de gordura medial da pálpebra superior

Alongamento da pálpebra inferior pela queda dos tecidos no terço médio da face

Queda do canto lateral das pálpebras

Proeminência das bolsas de gordura das pálpebras inferiores

Olheira (sulco nasojugal) mais marcada

Exposição escleral (scleral show)

O côncavo

É muito comum as pacientes me procurarem para avaliar as pálpebras, com a queixa de que não conseguem mais se maquiar.

O côncavo, aquela região mais funda da pálpebra, quando bem definido, deixa o olhar mais marcante e profundo. Mas o excesso de pele e volume nessa região atrapalha muito.

 

blefaroplastia florianópolis - Dra Vanessa gerente oftalmologista florianopolis

Foto: Reprodução

 

Com a cirurgia de pálpebras é possível recuperar a definição do côncavo das pálpebras, rejuvenescendo a região periocular.

 

Ptose palpebral

A posição normal da pálpebra superior é cobrindo 1 a 2 mm da íris. A ptose palpebral ocorre quando a margem palpebral superior encontra-se abaixo deste nível.

A ptose afeta a estética, levando a uma aparência de cansaço, e também compromete o campo de visão. A causa mais comum da ptose adquirida é a ptose senil, ou seja, associada ao envelhecimento.

 

ptose senil - blefaroplastia Florianópolis - Dra Vanessa Gerente - Oftalmologista Florianópolis

Foto: Reprodução

Os pacientes com ptose tentam compensar (involuntariamente) a posição da pálpebra contraindo excessivamente o músculo frontal, que levanta as sobrancelhas. Além disso, é possível notar que a dobra natural da pálpebra superior é mais alta que o normal. O tratamento é cirúrgico.

 

Scleral show

Há poucos dias atendi uma paciente que apresentava “scleral show” e irá fazer blefaroplastia. Mas o que é isso?

É a exposição da esclera (parte branca do olho), entre a margem palpebral inferior e a íris (parte colorida dos olhos). Normalmente a pálpebra inferior tangencia a borda inferior da íris.

Quando a pálpebra inferior está posicionada mais abaixo, existe a exposição de uma faixa da esclera, o que chamamos de “scleral show”.

Pode ser constitucional, uma característica do olho da pessoa, como as pálpebras da princesa Diana. Pode estar associada a doenças ou cirurgias malsucedidas.

 

Scleral show - Dra Vanessa Gerente - Oftalmologista Florianópolis - Blefaroplastia Florianópolis

Foto: Reprodução

Também pode ser causada pelo envelhecimento e, neste caso, devemos corrigir durante a blefaroplastia, para ter um resultado mais bonito.