Adaptação de lentes de contato

Adaptação de lentes de contato - Dra Vanessa Gerente - Oftalmologista Florianópolis

 

O objetivo das lentes de contato é proporcionar uma melhor visão no dia-a-dia, livre dos óculos, maior campo visual e facilitar a prática de esportes. As lentes de contato são usadas para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e para tratamento de ceratocone. As lentes multifocais substituem os óculos para perto e possibilitam boa visão para longe.

 

O candidato ideal para o uso de lentes de contato é aquele que não apresenta olho seco, não tem infecções crônicas nas pálpebras ou na córnea e não sente dificuldade em manuseá-las.

 

O uso bem-sucedido de lentes depende também da escolha do oftalmologista, da motivação do paciente durante o período de adaptação e dos cuidados do paciente com seu uso e manutenção.

 

Se as lentes de contato não forem usadas ou manuseadas corretamente, podem aumentar o risco de conjuntivite, infecção (ceratites e úlceras de córnea) e neovascularização da córnea. Nos casos mais graves podem inclusive comprometer a visão de forma irreversível. Portanto, a adaptação das lentes de contato deve ser realizada e acompanhada por um oftalmologista.

 

Durante a consulta, realizam-se exame oftalmológico completo e avaliação da curvatura da córnea. Depois de conversar com você sobre seu estilo de vida, a frequência com que você irá usá-las e o tempo de que dispõe para cuidar delas, o oftalmologista poderá lhe sugerir o tipo de lentes mais adequado.

 

Basicamente, existem dois tipos de lentes de contato: rígidas e gelatinosas.

 

O tempo de uso permitido depende do material com que a lente é feita e das características individuais dos olhos do paciente. E quem vai determinar o tempo de uso é o oftalmologista.

 

Lentes rígidas gás-permeáveis

As lentes rígidas são de consistência semiflexível e menores que a córnea. São duráveis, de limpeza e manuseio fáceis e possibilitam visão bastante nítida, especialmente nos graus mais altos de astigmatismo. Por outro lado, exigem período de adaptação de duas a três semanas. São lentes que determinam menor risco de complicações oculares, como infecções oculares e úlceras de córnea.

 

 

Lentes gelatinosas

As lentes gelatinosas são muito confortáveis e podem ser de uso diário ou prolongado. Quase não são percebidas no olho, são de rápida adaptação e mais confortáveis do que as rígidas.

 

As lentes gelatinosas podem se danificar com maior facilidade. Necessitam de permanente manutenção, pois a proteína e o muco depositados nas superfícies da lente podem reduzir sua duração ou causar problemas oculares.

 

As instruções de uso e manutenção devem ser cuidadosamente observadas, caso contrário essas lentes podem produzir infecção e irritação nos olhos. De modo geral, deve-se evitar dormir com as lentes de contato.

 

 

Lentes gelatinosas descartáveis

Essas lentes foram desenvolvidas para ser usadas e descartadas num período determinado. O tempo do descarte é determinado pelo fabricante e também pelo oftalmologista, após análise do desempenho da lente no olho do paciente.

 

As lentes descartáveis podem ser de uso diário ou prolongado. As lentes de contato de uso diário são descartadas diariamente.

 

As lentes de contato de uso prolongado são produzidas com material de alta permeabilidade ao oxigênio, e o tempo de uso prolongado é determinado pelo oftalmologista.

 

Recomendações para conservar suas lentes de contato

 

Higiene

Há no mercado produtos específicos para lavar as lentes de contato, que proporcionam limpeza e conservação de maneira adequada e sem risco. Não se deve, em hipótese alguma, usar água, água boricada ou soro fisiológico. Sempre lavar as mãos antes do manuseio das lentes.

 

Armazenamento

As lentes devem ser guardadas em um estojo adequado, adquirido no momento da compra. O local deve ser limpo diariamente com água e sabão neutro. Após secar, o usuário coloca a solução adequada e, em seguida, a lente. O estojo deve ser bem lavado uma vez por semana e trocado a cada 6 meses.

 

Tempo de uso diário

Não é recomendado o uso acima de 12 horas. Dormir com lentes de contato não é recomendado, e pode ser fator de risco para úlcera de córnea.