Cantoplastia e cantopexia

Cantoplastia e cantopexia

Todos os procedimentos realizados no canto lateral dos olhos têm um objetivo comum: dar mais firmeza e suporte à pálpebra inferior. Esses procedimentos são denominados “cantoplastia e cantopexia”.

A queda ou flacidez das pálpebras inferiores pode aparecer devido a vários motivos, incluindo idade avançada, condições hormonais, fatores hereditários, trauma, paralisia facial, e até um resultado insatisfatório de cirurgia anterior. Independente da causa primária, a suspensão dos cantos laterais, como meio de tratar a frouxidão palpebral preexistente, tornou-se parte integrante da blefaroplastia inferior e reduz a incidência de mau posicionamento palpebral pós-operatório e resultados insatisfatórios. A frouxidão palpebral não tratada pode levar ao enfraquecimento da mecânica palpebral, causando problemas como piscar inadequadamente e exposição da superfície ocular. Dessa forma, a cantoplastia também preserva a função palpebral.

Antes de qualquer cirurgia de pálpebras, é fundamental que você encontre um cirurgião oculoplástico credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO) com experiência nesses procedimentos, pois os olhos e as pálpebras são uma área delicada e complexa.

É realizada uma análise muito cuidadosa da função, posição, tônus e frouxidão das pálpebras e configuração da face antes da cirurgia, para determinar se há necessidade de cantopexia ou cantoplastia. Além disso, uma compreensão completa da anatomia do canto e da pálpebra inferior do paciente é fundamental para obter os melhores resultados possíveis e evitar complicações cirúrgicas.

Qual é a diferença entre cantoplastia e cantopexia?

A cantopexia é um procedimento em que a pálpebra inferior é suspensa ao rebordo lateral da órbita por meio de uma sutura de plicatura, sem modificação do canto lateral. É realizada quando a frouxidão palpebral não é tão importante.

Já a cantoplastia é um procedimento em que o canto lateral (área onde as pálpebras superior e inferior se encontram lateralmente) é incisado, em alguns casos é encurtado, e fixado ao rebordo lateral da órbita. A cantoplastia é um procedimento mais complexo e que fixa a pálpebra mais fortemente que a cantopexia. Ao examinar o paciente, determinarmos qual procedimento fornecerá os melhores resultados para as necessidades do indivíduo.