Envelhecimento das pálpebras

Envelhecimento das pálpebras

Para entendermos melhor o tratamento cirúrgico das pálpebras (blefaroplastia), é importante saber como as pálpebras envelhecem. Nesse texto, eu dividi por compartimentos para ficar mais fácil de entender, mas o processo de envelhecimento é contínuo e ocorre todo em conjunto, e varia conforme muitos fatores: genéticos, exposição ao sol, hábitos de vida, tabagismo, cuidados com a pele, entre outros.

 

Compartimento ósseo

O esqueleto da face muda ao longo do tempo, algumas áreas se expandem e outras são reabsorvidas. A abertura da órbita aumenta com o envelhecimento, principalmente devido à reabsorção das regiões súpero-medial (superior e interna) e ínfero-lateral (inferior e externa). O quadrante ínfero-medial (inferior e interno) da órbita também sofre uma retração ao longo do tempo. 

 

Compartimentos de gordura

Além da gordura subcutânea (sob a pele), as pálpebras apresentam compartimentos de gordura mais profundos, que chamamos de bolsas palpebrais, sendo 2 na pálpebra superior e 3 na pálpebra inferior. 

Com o passar do tempo, existe uma perda da gordura subcutânea, alterações ósseas, flacidez e enfraquecimento dos tecidos moles. Com isso, as bolsas de gordura palpebrais perdem seu suporte e podem sofrer herniação, alterando o contorno das pálpebras inferiores. 

 

Nas pálpebras superiores, é muito frequente a atrofia das bolsas de gordura, causando um afundamento da região central, dando origem ao que chamamos de deformidade em “A” (A-frame deformity).

 

 

Pele e músculo

O músculo orbicular se estende de forma circular em torno da abertura dos olhos, e é responsável pelo piscar. Para você ter uma idéia do quanto ele trabalha, piscamos cerca de 20 mil vezes por dia… Além disso, participa de muitos outros movimentos das pálpebras, como expressões de riso, braveza, choro, e acompanha o movimento dos olhos. 

O músculo orbicular é muito aderido na pele das pálpebras, que é a pele mais fina do rosto. Com o envelhecimento, a pele sofre muitas alterações, como diminuição do colágeno, perda da hidratação, redução da microvasculatura, que causa diminuição da nutrição e oxigenação, e afinamento da epiderme. Essas mudanças da qualidade da pele aliadas à movimentos constantes da musculatura e alterações ósseas e dos compartimentos de gordura, leva ao aparecimento das rugas perioculares.

 

Tem alguma dúvida?

Ficarei muito feliz em responder! Deixe seu comentário!